3 de agosto de 2013

Adrian Tomine

Há algum tempo, a Gabriela me emprestou o Shortcomings, que sempre me chamou a atenção quando folheava em alguma livraria. É a única hq que conheço de Adrian Tomine, americano também reconhecido por suas ilustrações no The New Yorker e por sua série Optic Nerve. Shortcomings mostra um protagonista que se deixa levar por vários tipos de estereótipos, fazendo, às vezes, com que suas concepções distorcidas interfiram nas suas relações pessoais. A hq dá diferentes pontos de vista sobre o americano de descendência asiática, assim como sobre as lésbicas e bissexuais. Em meio à leitura senti muita raiva de algumas opiniões emitidas pelas personagens, que isoladas pareciam absurdas, mas me dei conta de que o que realmente dá raiva é que as personagens são idênticas a qualquer pessoa do meu círculo de convivência, incluindo eu mesma.
O traço do Tomine é algo maravilhoso de se apreciar. Limpo, meio seco e quadrado, com muita sombra e contraste p&b, cria (não sei como) figuras extremamente atraentes e orgânicas.




Nenhum comentário: